Vender casa: Dicas para descomplicar o processo
A venda de uma casa é um processo bastante burocrático, em virtude da papelada necessárias e inerentes que se tem que tratar. Siga as dicas de forma a descomplicar.
O processo de venda de casa abrange uma grande quantidade de burocracias e ‘papelada’ associadas. Desde a avaliação, aos documentos que são precisos e até à escritura, são diversas as etapas e procedimentos a cumprir e resolver.
Assim, siga as cindo dicas associadas ao processo de venda de uma casa, de forma a descomplicá-lo.
#1. Valor da casa
A primeira fase antes de iniciar a venda será a perceção do valor do imóvel que se pretende vender.
Para tal, deve-se procurar casas com as mesmas características e na mesma localização de forma a dispor de uma ideia geral dos preços.
Para alcançar este valor é fundamental realizar um estudo de mercado. Pode sempre contratar um especialista no imobiliário e pedir-lhe para lhe fazer um estudo de mercado, e em poucos minutos poderá comparar a informação da sua casa com dados reais de mercado, definindo um preço final com base no mercado atual.
#2. Vender casa com ajuda de especialistas imobiliários
Vantagens de vender a casa com uma imobiliária
- Profissionais experientes
- Redução do tempo de transação do imóvel
- Ajuda na recolha da documentação necessária
- Análise do mercado e avaliação do valor do imóvel
- Análise dos preços de mercado
- Conhecimento do valor real do imóvel
- Maior visibilidade na promoção da casa
- Qualificação do imóvel
- Rede ampla de contactos do mediador
- Ajuda na obtenção do empréstimo ou crédito habitação
- Conhecimento da zona
- Preparação e agendamento das visitas
- Negociação dos valores finais
- Concretização do negócio
- Processo de venda da casa mais facilitado e tranquilo
#3. Divulgar a casa e gerir visitas
Dar visibilidade ao imóvel que se pretende vender é essencial para acelerar o preciso.
Desta forma, deve-se divulgar o imóvel nos principais portais imobiliários, uma vez que são portais com grande visibilidade e pode contar com a ajuda de especialistas.
Posteriormente, é necessário dar especial atenção à gestão de contactos, visitas e interessados. Neste sentido, é importante ter uma agenda flexível que possibilita receber as visitas.
#4. Documentação necessária
Previamente à venda da casa, o proprietário deve recolher a documentação necessária. Os principais documentos a reunir são:
- Certidão do Registo Predial;
- Caderneta Predial Urbana;
- Planta do imóvel;
- Certificado energético;
- Ficha técnica de habitação.
#5. Contrato de promessa de compra e venda e escritura
Por último, quando um potencial comprador necessita de pedir um crédito habitação ou caso a escritura não possa ser imediatamente realizada, a melhor opção é efetuar um Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV), para certificar a segurança da venda.
Após a realização do contrato e com os detalhes alinhados, a escritura de compra e venda deve ser efetuada num Cartório Notarial ou Conservatória do Registo Predial.
Fonte: Supercasa.pt
Publicado a: 18 de Julho de 2022
Por: Supercasa.pt