Vender casa: Dicas para descomplicar o processo

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A venda de uma casa é um processo bastante burocrático, em virtude da papelada necessárias e inerentes que se tem que tratar. Siga as dicas de forma a descomplicar.

O processo de venda de casa abrange uma grande quantidade de burocracias e ‘papelada’ associadas. Desde a avaliação, aos documentos que são precisos e até à escritura, são diversas as etapas e procedimentos a cumprir e resolver.
 
Assim, siga as cindo dicas associadas ao processo de venda de uma casa, de forma a descomplicá-lo.
 
 
#1. Valor da casa
A primeira fase antes de iniciar a venda será a perceção do valor do imóvel que se pretende vender. 
 
Para tal, deve-se procurar casas com as mesmas características e na mesma localização de forma a dispor de uma ideia geral dos preços.
 
Para alcançar este valor é fundamental realizar um estudo de mercado. Pode sempre contratar um especialista no imobiliário e pedir-lhe para lhe fazer um estudo de mercado, e em poucos minutos poderá comparar a informação da sua casa com dados reais de mercado, definindo um preço final com base no mercado atual.
 
 
 
#2. Vender casa com ajuda de especialistas imobiliários
 
Vantagens de vender a casa com uma imobiliária 
  • Profissionais experientes
  • Redução do tempo de transação do imóvel
  • Ajuda na recolha da documentação necessária
  • Análise do mercado e avaliação do valor do imóvel
  • Análise dos preços de mercado
  • Conhecimento do valor real do imóvel
  • Maior visibilidade na promoção da casa
  • Qualificação do imóvel
  • Rede ampla de contactos do mediador
  • Ajuda na obtenção do empréstimo ou crédito habitação
  • Conhecimento da zona
  • Preparação e agendamento das visitas
  • Negociação dos valores finais
  • Concretização do negócio
  • Processo de venda da casa mais facilitado e tranquilo
 
 
#3. Divulgar a casa e gerir visitas
Dar visibilidade ao imóvel que se pretende vender é essencial para acelerar o preciso.
 
Desta forma, deve-se divulgar o imóvel nos principais portais imobiliários, uma vez que são portais com grande visibilidade e pode contar com a ajuda de especialistas.
 
Posteriormente, é necessário dar especial atenção à gestão de contactos, visitas e interessados. Neste sentido, é importante ter uma agenda flexível que possibilita receber as visitas.
 
 
 
#4. Documentação necessária
Previamente à venda da casa, o proprietário deve recolher a documentação necessária. Os principais documentos a reunir são: 
  • Certidão do Registo Predial;
  • Caderneta Predial Urbana;
  • Planta do imóvel;
  • Certificado energético;
  • Ficha técnica de habitação. 
 
 
#5. Contrato de promessa de compra e venda e escritura
Por último, quando um potencial comprador necessita de pedir um crédito habitação ou caso a escritura não possa ser imediatamente realizada, a melhor opção é efetuar um Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV), para certificar a segurança da venda. 
 
Após a realização do contrato e com os detalhes alinhados, a escritura de compra e venda deve ser efetuada num Cartório Notarial ou Conservatória do Registo Predial.
 
 
Fonte: Supercasa.pt

Publicado a: 18 de Julho de 2022

Por: Supercasa.pt

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