Vender casa e comprar outra: o que fazer com o crédito habitação?

creditohabitacao-gomesdasilva-gds-1

Muitas pessoas que optam por mudar de casa precisam de empréstimo. Fica a saber como agir nestes casos.

A maioria dos novos empréstimos concedidos a particulares tem como finalidade a compra de casa. E são muitos os portugueses que estão a mudar de casa em tempos de pandemia. Mas, aquando do processo de venda e compra de uma casa nova, precisam de cancelar o respetivo crédito habitação. Fica a saber como funciona este processo:

 

A evolução da economia nos últimos anos e a chegada da pandemia da Covid-19 foram alguns dos acontecimentos que levaram a que a troca de casa passasse a ser uma realidade para muitas famílias. Uma tendência que também se verifica em Portugal.

Seja porque o trabalho leva a uma mudança para outra cidade ou simplesmente porque a família cresceu e é preciso ter uma casa maior, em muitas ocasiões surge a oportunidade ou a necessidade de comprar uma casa nova. “Se já vivíamos de arrendamento e queremos tornar-nos proprietários será relativamente simples. Tudo passará por localizar o imóvel que mais se adeque às nossas necessidades e situação económica e, em seguida, pedir um crédito habitação”.

 

Uma situação que muda de figura quando já se tem um imóvel com crédito habitação e surge a necessidade de mudar e comprar uma casa nova. Nestes casos, é possível desfazer-se do crédito habitação para adquirir outo imóvel? Tome nota. 

 

  

É possível cancelar o crédito habitação?

 

A opção de que dispõem os proprietários é o cancelamento do crédito habitação. Trata-se da solução mais simples e, geralmente, a elegida pela maioria. Para poder cancelar o crédito habitação terá de se pedir ao banco a emissão do distrate. Uma vez assinado o contrato de compra-venda será necessário liquidar o montante que falta pagar do empréstimo (com o dinheiro da venda do imóvel), juntamente com as despesas de cancelamento. 

 

Os custos de cancelamento dependerão da entidade onde for feito o empréstimo, mas há limites. Num crédito habitação com taxa variável, a comissão máxima de cancelamento é 0,50% sobre o capital em dívida. Um valor que sobe para 2% no caso de um empréstimo com taxa fixa.

 

Esta solução é, sem dúvida, uma das mais recorrentes quando se vende a casa por um preço superior ao montante que ainda falta pagar ao banco. Ao contrário, a operação deverá executar-se de forma diferente, apesar de ser necessário avaliar se compensa ou não vender o imóvel nesse momento. 

 

Se a decisão é vender por um preço inferior ao que falta pagar pelo empréstimo, o montante a mais deixará de ser um crédito habitação em si e passará a ser um empréstimo que se deve ao banco em condições diferentes. Neste caso, os custos a suportar serão os do cancelamento do empréstimo e os da constituição de um empréstimo pessoal, caso seja essa a solução.

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 23 de Novembro de 2021

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel